10/09/2008

Espeleo-edições (II)

O SubTERRA – Grupo de Espeleologia, depois de enfrentar diversas dificuldades para editar o trabalho efectuado no Planalto de Sto. António, conseguiu obter os apoios necessários para a prossecução dos seus objectivos. A obra Lapas e Algares da Serra de Santo António – Planalto de Santo António/Maciço Calcário Estremenho (Portugal), da autoria de Fernando Canais e João Fernandes, foi editada em 1999.
O levantamento espeleológico das cavidades naturais da freguesia da Serra de Sto. António foi iniciado pelo SubTERRA (na altura CAIE – Centro de Actividades e Investigação Espeleológica), em Janeiro de 1995 e os trabalhos de campo foram concluídos em Abril de 1998. Ao longo destes três anos e quatro meses, o SubTERRA procedeu à prospecção e localização de cavidades na carta, tendo-se seguido a exploração e topografia das cavidades, tal como o registo fotográfico e anotações diversas sobre as cavidades existentes. Após uma breve introdução, o livro apresenta um enquadramento geográfico da área em estudo, bem como um curto enquadramento geológico. Segue-se o inventário de cavidades agrupadas por sub-áreas: Milheiriças, Crutos, Vale da Azinheira, Bajanca, Chousas e Vale do Pombo. Segundo os intervenientes no projecto: “O número elevado de cavidades encontradas obriga a prever a existência de mais, e por isso este trabalho nunca será completo.” Mas os espeleólogos envolvidos na elaboração do livro acreditam que o número de cavidades existentes e não mencionadas será reduzido.
A freguesia da Serra de Santo António é bastante conhecida no meio espeleológico português, tendo a maioria das cavidades sido já visitadas e exploradas. No entanto, este grupo de espeleologia pretendeu fazer um levantamento exaustivo das cavidades conhecidas, de forma a colmatar a escassez de informações sobre esta área do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros (PNSAC), apesar de existirem publicações referenciando algumas cavidades e o conjunto do Maciço Calcário Estremenho.
Lapas e Algares da Serra de Santo António foi editado com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), Governo Civil do Distrito de Santarém, Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE), Câmara Municipal de Torres Novas, Junta de Freguesia da Serra de Santo António e Câmara Municipal de Alcanena.

Sem comentários: