12/09/2008

Espeologia (I)

Lisboa underground

A cidade de Lisboa tem mais para ver do que aquilo que se encontra à superfície. Tal como Paris, que esconde vastas catacumbas, ou Roma, onde se oculta uma larga rede de túneis, Lisboa também possui património subterrâneo de grande interesse e valor.
No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai abrir as Galerias Romanas da Rua da Prata (sita na Rua da Conceição junto ao nº 77), nos dias 26 a 28 de Setembro. Este monumento, raramente visitável devido às condições de acessibilidade, abre este ano apenas durante estes três dias, entre as 10 e as 18 horas. O público pode visitar gratuitamente e sob a orientação de técnicos do Museu da Cidade este monumento que faz parte do património edificado lisboeta.
Paralelamente, o Museu da Cidade apresenta, no dia 25 de Setembro, uma sessão de trabalho com profissionais de várias áreas implicados no estudo das Galerias Romanas, para mostrarem os resultados dos estudos efectuados no local. Estas sessões, que incluem uma visita guiada às galerias implicam marcação prévia pelo telefone (217 513 215).
Desde a data da sua descoberta, na sequência do grande terramoto de 1755, esta estrutura romana é identificada como sendo um criptopórtico. Datada entre o século I aC. E o século I dC., esta estrutura subterrânea é contemporânea de outros grandes edifícios públicos da cidade romana de Olisipo. Não se efectuam marcações. Devido à grande adesão, a fila é encerrada atempadamente (17.30).
Para mais informações, contacte a Divisão de Museus e Palácios da CML (Campo Grande nº 245 – 1700-091 Lisboa) através do telefone 217 513 200, do fax 217 571 858 ou e-mail: museudacidade@cm-lisboa.pt.

Sem comentários: