03/09/2008

Solitário (I)

Mata do Solitário © Joana Santos

No jornal gratuito Metro - Edição Lisboa/Sul (Ano 5, nº 825), de hoje, deparamos com a seguinte notícia, na rubrica “Fim-de-semana aventura”:

Espeleologia
Sesimbra

ACTIVIDADE No sábado, experimente a espeleologia na Lapa do Médico, gruta ideal para o desenvolvimento de técnicas de progressão. Com passagens estreitas entre salas, a geologia é diversa nesta gruta.
Mais informações em:
www.vertentenatural.com.” (sic.)

E eu que pensava que a Lapa do Médico se localizava na Mata do Solitário e que esta era Reserva Integral! Portanto, só poderia ser visitada “por razões de investigação e divulgação científica”, “para monitorização ambiental e para a realização de acções de salvaguarda da área e dos interesses de conservação que levaram à sua classificação” ou por motivos de “vigilância e fiscalização”. A ignorância é terrível, não é?
Longe não vão os tempos em que o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA) foi multado por ir a essa gruta! Não há dúvida que realmente “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Já agora, aproveito também para apresentar umas imagens, que se encontram no profícuo You Tube, sobre a Gruta do Médico.

Sem comentários: