03/09/2008

Limpeza e Educação Ambiental

Espeleologia
Costa limpa em Torres Vedras


[FORA DE PORTAS ● jornal Forum Ambiente nº 198, 11 de Setembro de 1998]

O Espeleo Clube de Torres Vedras e a Associação de Defesa do Património de Torres Vedras realizaram este ano mais um “Costa Viva 98”. Pelo quarto ano consecutivo, alunos e professores de diversas escolas do concelho reuniram-se para limpar a costa.

Costa de Sintra © Pedro Cuiça (2006)

Pelo quarto ano consecutivo decorreu, no concelho de Torres Vedras, mais uma actividade de limpeza do litoral “Costa Viva 98”. Esta iniciativa foi organizada pelo Espeleo Clube de Torres Vedras (ECTV) e pela Associação de Defesa do Património de Torres Vedras (ADPTV). A acção de limpeza, realizada no litoral do concelho de Torres Vedras (entre Porto Novo e Santa Cruz), contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV) - Sector de Higiene e Limpeza Pública e Sector do Ambiente, do Instituto Português da Juventude (IPJ) - Delegação Regional de Lisboa e do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB).

“Costa Viva é Costa Limpa”
“Costa Viva é Costa Limpa” foi a mensagem que inspirou, pela primeira vez, em 1995, a limpeza das arribas do concelho de Torres Vedras. O trabalho foi efectuado com base nos resultados obtidos na participação em acções de costwatch, levadas a cabo em 1993 e 1994. Estas acções incidiram sobretudo em determinadas áreas onde existiam, e se mantêm, quantidades significativas de lixo: Alto da Vela, Azenha de Santa Cruz, Praia do Amanhã, Água do Seixo, etc..
Os resultados dos trabalhos efectuados em 1995, 96 e 97, realizados por cerca de 600 participantes (envolvendo duas associações, a autarquia e escolas), traduziram-se num “record da vergonha”: mais de 14 toneladas de lixo recolhido. Depois da limpeza foram colocadas placas nos pontos de maior sensibilidade e de mais fácil acesso, contendo mensagens destinadas a todos os utilizadores que frequentem as áreas, com especial incidência para os cidadãos e empresas menos escrupulosas.
Os organizadores do “Costa Viva 98” pretenderam, na sequência das anteriores acções, sensibilizar a população para os problemas ambientais relacionados com a defesa e a conservação das áreas litorais, possibilitar a participação dos jovens em acções de educação ambiental e de defesa do património, aliviar a costa de parte dos resíduos aí existentes e pressionar as entidades públicas no sentido de encontrarem soluções mais eficazes para dar resposta a este e outros problemas de degradação do litoral.
A actividade, como já é tradição, foi proposta a todas as escolas do concelho de Torres Vedras e contou, pela primeira vez, com a participação de alunos de uma escola do concelho de Bombarral. A organização determinou, a fim de mitigar possíveis impactes, um número limite de participantes (incluindo obrigatoriamente um professor para cada 15 alunos).
Para além de um folheto informativo sobre a degradação das áreas litorais e material específico para as tarefas de limpeza (luvas, pás, sacos), foi ainda distribuído material promocional da campanha de limpeza. Os participantes foram ainda brindados com um almoço convívio.
Os campos e as praias portuguesas não são um caixote de lixo, mas infelizmente alguns agem como se o fossem. Actividades de limpeza e educação ambiental serão sempre bem vindas.

Sem comentários: