04/09/2008

Paperless Cave Surveying


Um novo e interessante projecto de topografia espeleológica denominado “Paperless Cave Surveying” foi apresentado, no IV Congresso Europeu de Espeleologia Vercors 2008, pelo espeleólogo suíço Beat Heeb, da Swiss Speleological Society.
Este sistema de topografia integral, consta de dois aparelhos: um combinado de distanciómetro/bússola/clinómetro e um programa para PDA que permite gerir os dados medidos e desenhar directamente no ecrã. Os dois aparelhos estão ligados, sem fios, por bluetooth. Em poucos segundos os dados obtidos pelo “medidor” são visualizados no ecrã da PDA. Os resultados podem ser transferidos para um PC, de modo a serem usados por outros programas de topografia ou editores gráficos. O Espeleobloc reproduz, na íntegra, o paper apresentado no IV Congresso Europeu de Espeleologia.


Fonte : Espeleobloc

[A propósito deste post, o nosso amigo Javier Aradas Marinas enviou-nos, por e-mail, uma ligação sobre o Pocket Topo. O nosso muito obrigado e um abraço. ]

4 comentários:

NALGA disse...

Penso que é o princípio do fim do velho papel milimétrico ou quadriculado na espeleo. Na topografia de superfície, este tipo de sistemas já existem há muito, finalmente alguns carolas da espeleo criaram uma "estação total espeleológica". Resta por esta tecnologia em serviço para aperfeiçoar o equipamento. Bem-haja pelo engenho e partilha da sua pesquisa. É claro que estes equipamentos não são baratos, mas o material de topografia (infelizmente)nunca foi barato.
Um abraço
P.Robalo

Pedro Cuiça disse...

Nem mais meu caro Pedro Robalo. É o futuro (bem presente)a bater-nos à porta :)

Grande Abraço

Bufo-Real disse...

Finalmente sem papel e lápis...
Falta é um pormenor, a duração da bateria do PDA!!! E usando Bluetooth pior ainda para essa durabilidade...mas vamos no bom caminho!!! ;)

SM

Pedro Cuiça disse...

É verdade, não há bela sem senão :)

Abraço