12/09/2008

Psicologia do desporto

Espeleologia
Pensamento na acção

[FORA DE PORTAS ● jornal Forum Ambiente nº 235, 15 de Junho de 1999]

O Centro de Interpretação das Grutas do Almonda foi palco, nos dias 22 e 23 de Maio, de uma actividade de desporto-aventura de características inovadoras. As atenções centraram-se na psicologia do desporto, numa iniciativa promovida pela Universidade Lusófona.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias realizou um fim-de-semana de desporto-aventura e formação outdoor nos dias 22 e 23 de Maio, subordinado ao tema “Explorando Percursos da Psicologia do Desporto”. A iniciativa, que teve lugar no Centro de Interpretação da Gruta do Almonda (Vale da Serra - Torres Novas), contou com o enquadramento técnico da Associação dos Espeleólogos de Sintra (AES) e do Grupo de Montanha e Escalada de Sintra (GMES), bem como do apoio da Vertical, Bonança, Ice Tea e Kellog’s.
A acção teve como objectivo a divulgação da psicologia do desporto recentemente criada na Lusófona: a primeira universidade de Lisboa a incluir essa área no curriculum dos cursos de psicologia. Docentes, alunos e jornalistas participantes tiveram assim a oportunidade de conhecer, na prática, a nova aposta da Universidade Lusófona, num fim-de-semana de recreio e lazer, em que a adrenalina marcou presença, com rapel, slide e orientação. Mas a teoria não foi esquecida. O evento serviu igualmente para abordar diversas componentes da psicologia do desporto. Através da prática dos desportos-aventura, os participantes foram tomando contacto com os diversos aspectos abrangidos por esta especialidade, nomeadamente as saídas profissionais. João Antunes, responsável pela iniciativa e coordenador da área da psicologia do desenvolvimento e das actividades físicas da Universidade Lusófona, classificou a experiência de “muito positiva”, opinião partilhada pelo coordenador da equipa técnica, o espeleólogo Gabriel Mendes.

Psicólogos para o desporto
A psicologia do desporto e das actividades físicas consiste no estudo científico do comportamento das pessoas envolvidas no desporto e nas actividades físicas. A maior parte dos estudos neste domínio pretendem determinar “como é que os factores psicológicos afectam o rendimento físico dos indivíduos” e “compreender como é que a participação no desporto e no exercício físico afecta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar das pessoas”.
Para João Antunes, “a psicologia do desporto pode ser caracterizada pela preocupação com o efeito dos factores psicológicos no comportamento humano em contextos desportivos e com os efeitos psicológicos que a participação no desporto ou no exercício e actividade física poderão ter nos participantes”.
Gould (1990) acentuou, de forma clara, um dos valores fundamentais da psicologia do desporto. Para esse investigador, a disciplina permite “fornecer informação psicológica a todos aqueles que estão envolvidos em contextos desportivos e de exercício físico, por forma a ajudá-los a atingirem os seus objectivos, independentemente de tais objectivos serem a melhoria do rendimento, uma vida mais saudável ou o divertimento e satisfação provenientes da participação na actividade física”.
A psicologia do desporto surgiu em Portugal pela mão do professor António Paula Brito, considerado por muitos o pai da psicologia desportiva em Portugal, que introduziu a cadeira de Psicologia do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na altura designada de Instituto Superior de Educação Física. Depois de ter acompanhado a equipa portuguesa que participou no campeonato do mundo de vela, em 1973, António Paula Brito fundou a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. Saliente-se que, na década de 70, a Direcção Geral dos Desportos e muitas federações desportivas também divulgaram a matéria nos seus cursos. A FMH da Universidade Técnica de Lisboa conta actualmente com um mestrado na área da psicologia do desporto. O professor José Cruz criou na Universidade do Minho uma pré-especialização nessa área do saber em 1995.
Nos últimos anos, tem-se evidenciado um interesse crescente pela psicologia do desporto e das actividades físicas. Uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos neste domínio com a criação de possibilidades de formação especializada, quer através de áreas de especialização em psicologia do desporto e das actividades físicas nos cursos da Universidade Lusófona e da Universidade Minho, quer através dos cursos de mestrado em psicologia do desporto na Universidade do Minho e na Universidade Técnica de Lisboa.
Em Portugal, a intervenção psicológica em contextos desportivos ainda é vista com alguma desconfiança, mas revela-se certamente um ramo muito promissor, nomeadamente no que respeita às actividades de ar livre.

Sem comentários: