11/12/2008

Água e Vinho subterrâneos

Uma equipa de espeleólogos húngaros descobriu, no passado mês de Novembro, um grande lago de águas termais na cavidade Molnár János, em Budapeste (Hungria). Essa cavidade, conhecida desde 1970, forma parte de uma vasta rede subterrânea de origem hidrotermal responsável pelos famosos banhos termais da cidade de Budapeste.
O presidente da câmara do Distrito 2 de Budapeste, Zsol Láng, onde se situa a Molnár János (em Buda), diz que irá fazer tudo o que esteja ao seu alcance para que a UNESCO declare esta cavidade como património mundial. O lago, considerado um dos maiores hidrotermais de que se tem conhecimento, com 86 metros de comprimento, 26 metros de largura e 8 metros de profundidade mínima, apresenta uma temperatura de 27º C.

[Fonte: Espeleobloc]








Post Scriptum: Na nossa última estadia em Budapeste não tivemos oportunidade de conhecer as águas termais mas, em contrapartida, vimos o Pai Natal na Szemlo-hegy e descobrimos não águas termais, nem água mineral, mas vinho no Budavári Labirintus! Nem mais… :)

Szemlo-hegy (Budapeste) © Pedro Cuiça (2006)

Budavári Labirintus (Budapeste) © Pedro Cuiça (2006)

3 comentários:

Brina Bat disse...

Wow! Awesome video!

Jorge Nogueira disse...

Boas Festas e muitas Felicidades para 2009!
Um Abraço

Pedro Cuiça disse...

Jorge Nogueira

Antes de mais, as minhas desculpas por só agora publicar o teu comentário. Mas, afortunadamente, tenho estado de férias, completamente apartado de ecrãs de computador ou outras virtualidades… Também desejo um excelente Ano Novo para ti e toda a tua família, bem como aos companheiros “ecedianos”.

Grande Abraço

Pedro Cuiça