20/01/2009

Encerramento do Zambujal

Espeleologia
Um fecho que já tardava


[FORA DE PORTAS · jornal Forum Ambiente nº 268, 1 de Fevereiro de 2000]

O encerramento da Gruta do Zambujal devia ter ocorrido há alguns anos. Mas os trabalhos já estão em curso e a cavidade vai ser finalmente protegida dos atentados a que tem sido sujeita. Uma prioridade para a efectiva conservação daquela que foi considerada “a pérola da espeleologia a sul do Tejo”.


Gruta do Zambujal © Francisco Rasteiro (FA, 2000)

A Gruta do Zambujal já não é a maravilhosa cavidade de há 20 anos atrás. Com grande parte das concreções destruídas, parcialmente entulhada por blocos e desmoronada, o seu valor patrimonial e científico, bem como o seu aproveitamento turístico, encontram-se seriamente comprometidos. Mas “mais vale tarde do que nunca”. Os trabalhos com vista ao encerramento da Gruta do Zambujal iniciaram-se há duas semanas e estão a decorrer a bom ritmo. A finalização está prevista para o próximo mês.
O Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA) nunca desistiu da conservação e da dinamização da Gruta do Zambujal, bem como da respectiva área envolvente. O NECA surgiu de uma visita de amigos, realizada em 1994, à Gruta do Zambujal, a então “pérola da espeleologia a sul do Tejo”. O avançado estado de degradação em que se encontrava (e se encontra) a cavidade despertou o interesse desse grupo de jovens pela defesa do mundo subterrâneo da Arrábida. Daí à fundação do NECA foi um passo.
O Parque Natural da Arrábida (PNA) e a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) também não abandonaram a conservação da cavidade e o encerramento, desta feita, está para breve.

Duas décadas depois
A Gruta do Zambujal foi descoberta em 1978, tendo suscitado um interesse pouco usual. Foram colocados guardas junto das entradas, para evitar a vandalização do espaço, e requeridos os pareceres dos geólogos George Zbyszewski e Veiga Ferreira, assim como da Associação Portuguesa de Investigação Espeleológica (APIE). Com base nos pareceres efectuados, a Gruta do Zambujal tornou-se a primeira cavidade portuguesa a beneficiar do estatuto de “Sítio Classificado de Interesse Espeleológico” (segundo o Decreto-Lei nº 140/79, de 21 de Maio). Esperava-se uma nova era para as cavidades e carsos do país, mas tal não sucedeu. Passados poucos anos, as grades que bloqueavam as entradas foram forçadas e as incursões começaram a deixar as suas marcas.
Durante duas décadas a gruta esteve mais ou menos ao abandono, à mercê de incursões, que se traduziram na destruição e pilhagem de concreções. A actividade extractiva, a menos de 500 metros de distância da cavidade, foi igualmente questionada. A frente de desmonte da Gruta do Zambujal foi abandonada, mas a actividade extractiva continua na área leste da Serra dos Pinheirinhos e Ribeira do Cavalo. O problema das visitas continuou a processar-se até há pouco tempo.
O PNA previa o encerramento da cavidade para o ano de 1998. O plano de actividades desse ano contemplava “uma verba para resolver de uma vez por todas o problema da Gruta do Zambujal”, um problema considerado “prioritário”. O ano de 1998 encerrou, mas a cavidade permaneceu aberta. As previsões apontavam, posteriormente, para o encerramento em Fevereiro de 1999. Essa medida de conservação, tão desejada e premente, só seria concretizada um ano depois. As obras iniciaram-se há duas semanas e deverão estar concluídas no próximo mês.

Sem comentários: