12/02/2009

Bicentenário de Darwin


Charles Darwin nasceu precisamente há 200 anos (no dia 12 de Fevereiro de 1809) e este famoso naturalista inglês publicou o seu não menos famoso livro A Origem das Espécies há 150 anos.
Depois de uma infância durante a qual terá preferido a “vida campestre” e coleccionar "bichos" em vez da escola (consta que terá sido um aluno medíocre!), Darwin entrou para o curso de Medicina, em 1825, mas saiu pouco depois desgostoso com as autópsias e as cirurgias. Após essa primeira experiência académica foi estudar teologia para Cambridge e foi aí que conheceu John Henslow, que acabaria por ser decisivo na sua carreira de naturalista.
Quando embarcou, em 1831, no navio HMS Beagle, para uma viagem científica à volta do mundo Charles Darwin não imaginava que isso iria mudar radicalmente o curso da sua vida e, muito menos, intuir a revolução que daí resultaria no domínio das Ciências da Terra e da Vida. A sua influência, como não poderia deixar de ser, também atingiu a espeleologia...



No dia em que se comemora o bicentenário do nascimento de Charles Darwin vão ser lançados vários livros e organizados diversos eventos sobre esse naturalista inglês. O Pavilhão do Conhecimento, na Expo (Lisboa), assinala a data, hoje às 10.30 a.m., colocando em prática a receita do bolo preferido de Darwin. A receita, da autoria da sua mulher, Emma Darwin, foi optimizada para que o bolo pudesse ser levado para o campo sem se desfazer.
Quem tem Medo de Charles Darwin? É o tema da primeira sessão do 4º Ciclo de Conversas na Aldeia Global que começa hoje, às 21.30, na Biblioteca Municipal de Oeiras. A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se às homenagens com a exposição A Evolução de Darwin, inaugurada também no dia hoje. Henriqueta, a Tartaruga de Darwin é o livro de José Jorge Letria, lançado hoje, que dá a conhecer às crianças a vida do autor de A Origem das Espécies, pela voz de uma tartaruga centenária das Ilhas Galápagos.
As iniciativas ocorrem um pouco por todo o país...

Sem comentários: