11/02/2009

Cueva del Viento

Tenerife (Canárias) © Pedro Cuiça (2005)

A Cueva del Viento, situada em Icod de los Vinos, na ilha de Tenerife (Canárias), é mundialmente conhecida e alvo de inúmeras referências bibliográficas. Com cerca de 18 quilómetros de desenvolvimento, trata-se do maior túnel de lava conhecido em território da União Europeia e um dos maiores do planeta.
O complexo subterrâneo da Cueva del Viento-Sobrado formou-se a partir de escoadas de lava extruídas pelo vulcão Pico Viejo e constitui, pela sua extensão, complexidade e fauna cavernícola, uma cavidade ímpar. O acesso ao complexo esteve condicionado durante vários anos mas a sua abertura ao público verificou-se em 2008. A cavidade apesar de amplamente conhecida, nomeadamente através de abundante sinalética de trânsito automóvel e não só, não podia ser visitada porque se encontrava encerrada ao público...
A abertura deveu-se ao esforço conjunto do “consejero” do Organismo Autónomo de Museus y Centros del Cabildo, Francisco Garcia Talavera, e do “concejal” de Medio Ambiente y Patrimonio Histórico Artístico del Consistorio icodense, Agustín Díaz”. Após efectuados os trabalhos com vista à abertura ao público, nomeadamente no que concerne à limpeza da cavidade, o projecto foi implementado com sucesso.
O Ayuntamiento de Icod de los Vinos informou, no dia 22 de Janeiro deste ano, que a Cueva de los Vientos foi visitada por 2359 pessoas durante 2008, enquanto 3136 se limitaram a passar pelo centro de visitantes, situado em Los Piquetes. Portanto, a cavidade e o centro de visitantes acolheram quase 5500 pessoas durante os primeiros seis meses de funcionamento. Nos meses de Junho, Julho e Agosto, período em que a entrada na gruta foi gratuita, registaram-se 1143 visitantes, enquanto que nos meses de Setembro a Dezembro se computaram 1216 visitas. Ou seja, uma média de 337 visitas por mês… Os turistas provenientes da península, os alemães e os ingleses foram aqueles que mais visitaram a cavidade. Mas os residentes também estiveram representados em grande número. O elevado interesse que a cavidade despertou levou as administrações insulares e locais a ampliar o número de grupos que visitam a cavidade, passando de duas a três visitas diárias, num máximo de 15 pessoas por grupo. Segundo a Ideco, a empresa pública do Cabildo de Tenerife que gere este recurso natural em conjunto com o Ayuntamiento de Icod de los Vinos, a iniciativa em curso é “bastante positiva, já que se conseguiu ter um elevado número de visitas por mês, convertendo assim a Cueva del Viento num importante atractivo turístico da cidade e da ilha”. A prova provada de que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", bastando para isso que haja vontade política ou falta dela!
Actualmente fazem-se três visitas guiadas, às 10, às 12 e às 14 horas. É fundamental efectuar a marcação previamente através do telefone 922 815 339 ou e-mail info@cuevadelviento.
Para mais informações consulte o site oficial da Cueva del Viento: http://www.cuevadelviento.net/.

Icod de los Vinos (Canárias) © Pedro Cuiça (2005)

Icod de los Vinos (Canárias) © Pedro Cuiça (2005)

Icod de los Vinos (Canárias) © Pedro Cuiça (2005)

Tenerife (Canárias) © Pedro Cuiça (2005)

Sem comentários: