03/03/2009

Desígnio inteligente!

Cientistas e teólogos reúnem-se nos próximos dias no Vaticano para discutir a teoria do “desígnio inteligente”, que pretende encontrar sinais de Deus na evolução das espécies, como forma de assinalar o bicentenário de Charles Darwin.
O colóquio, que decorre até sábado na Universidade Pontifícia Gregoriana, destina-se a proporcionar uma “abordagem critica” à herança do autor da “Origem das Espécies”, livro fundador da teoria da evolução de que se comemora também este ano o 150º aniversário da publicação.
Sobre o encontro, intitulado “Evolução biológica: factos e teorias”, o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, arcebispo Gianfranco Ravasi, considerou “cada vez mais importante e exigência de um diálogo entre a ciência e a fé, porque nenhuma das duas pode esgotar a complexidade do mistério do homem.
O prelado absteve-se no entanto de comentar a teoria do “desígnio inteligente”, em voga em certos meios cristãos, sobretudo nos Estados Unidos, por não rejeitar - ao contrário do criacionismo - as descobertas científicas sobre a evolução natural.

[Fonte: Global - Ano 2, nº 341, 3 de Março de 2009]

Sem comentários: