11/04/2013

O BURACO - Última hora!


Afinal confirma-se que o buraco surgido  inopinadamente, na semana passada, no concelho de Marvão não tem, de facto, origem extra-terrestre. As notícias de última hora "dão fé" de que, na verdade, este foi aberto não por marcianos mas, sim, escavado por portugueses! A razão de tão estranho acontecimento explica-se facilmente: após o chumbo do Tribunal Constitucional um grupo de empreendedores Lusitanos resolveu escapar deste torrão à beira-mar plantado e a fuga que levaram a cabo consistiu no escavar de um túnel rumo aos antípodas... Crê-se que, neste momento, já se encontrem na Nova Zelândia e todos já tenham arranjado emprego, mas tal ainda carece de confirmação.

A génese deste misterioso buraco poder-se-ia explicar com base na acção directa das águas subterrâneas, resultantes da intensa pluviosidade que se tem feito sentir nos últimos tempos, sobre as rochas carbonatadas da formação de Escusa. A importância dada aos característicos fenómenos de dissolução associados a essas litologias não se coaduna, contudo, com a realidade dos factos melhor explicados à luz de um modelo que dê relevância à acção mecânica e hidráulica das águas de escorrência subterrâneas, cujos caudais e turbulência aumentaram significativamente, dando origem a um algar de abatimento.

As informações de última hora a que tivemos acesso confirmam, no entanto, que a "coisa" derivou não da acção directa da água sobre os vazios da rocha mas sim da actuação indirecta do designado "solvente universal" através dos vazios da (des)governação. O Governo meteu água ao elaborar o orçamento para o presente ano, o Tribunal Constitucional abriu a torneira e um grupo de portugueses "deu de fuga" antes que se molhasse. Este trata-se, portanto, de um típico derivado de buraco orçamental. 

Esta cacha jornalística não só veio repor a verdade dos factos, ao explicar este evento de forma cabal, como desmitificar a estranheza de tal fenómeno cuja explicação não necessita do recurso a intervenções extraterrestres ou a rebuscadas narrativas científicas. Não há nada como avançar com explicações a "talhe de foice" ou escalpelizar o real com base na navalha de Ockham: "se em tudo o mais forem as várias explicações de um fenómeno, a mais simples é a melhor" (William Ockham).



Sem comentários: