10/04/2013

O BURACO!...


Já sabíamos que alguns geólogos se dedicavam ao estudo da geologia planetária ou da planetologia mas reconhecemos que ignorávamos o seu interesse pelo fenómeno OVNI (Objecto Voador Não Identificado)!... De qualquer modo ficámos muito mais descansados ao saber que, segundo um geólogo português, o aparecimento de um grande buraco com mais de 100 metros de profundidade na freguesia de Porto de Espada (Marvão) “não foi o resultado de uma actividade extraterrestre”. A douta opinião de um académico, mesmo que não se trate de um regente de cátedra, deixa-nos a nós (o vulgo) ancorados numa posição mais tranquila face a possíveis catástrofes de causa desconhecida, mormente quando tal pode ser inclusivamente de origem extraterrena. Sim, poder-se-ia tratar de um meteorito ou quiçá até de habitantes de outro planeta que não a Terra mas existem explicações mais plausíveis para tão supostamente estranho acontecimento. “Será meteorito? Será gente? Gente alienígena não é certamente e um meteorito não bate assim.”
Sendo certo que o Alentejo é uma área propícia à queda de meteoritos – de que se destaca o do Alandroal – e até, diz quem sabe, de fenómenos OVNI, este grande buraco agora descoberto será resultante da intensa pluviosidade que se tem feito sentir… Será chuva, quase certamente. Segundo o referido geólogo, esse estranho buraco de Marvão deveu-se a um “excesso de água no solo”. Nada que suscite surpresa num país em que meter água é causa corrente de mais ou menos gigantescos buracos, financeiros ou de outra índole, tão ou mais estranhos do que o de Marvão e, por isso, considerados, por vezes, como fenómenos do Entroncamento ou até inexplicáveis casos que exigem o recurso a argumetários extra(terrestres), sobre(naturais) ou super(-heróicos). De resto, no tocante à dimensão e, quem sabe, à morfologia do buraco, de que já foram feitas comparações com a Cova da Moura (muita cova da moura há por essas terras!), os números e primeiras impressões variam segundo as fontes e, tendo em conta que ainda ninguém penetrou no dito, estamos no mero domínio especulativo.
Vamos ter de aguardar pela primeira descida às profundezas desse buraco para termos acesso a dados mais fidedignos, diria mesmo mais terra-a-terra. Caso contrário, abrir-se-á terreno, sob os nossos pés, para especulações que poderão conduzir a conclusões ao estilo “grande ângulo”: vai na volta este buraco de Marvão tem ligação à famosa gruta do Abade (Arrábida), que aloja uma cidade subterrânea e que se situa “paredes-meias” com uma base submarina de aterragem de OVNIS! É caso para dizer “UFA” (entenda-se, o feminino de UFO – Unidentified Flying Object – ou Abject?)!


Sem comentários: